Um estudo socioconstrucionista da expertise terapêutica
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v33i78.823Palavras-chave:
construção social, expertise do terapeuta, tipos de práticaResumo
A questão da expertise terapêutica é importante de se considerar, especialmente no contexto do treinamento de novos terapeutas. Programas de treinamento sistêmicos e construcionistas — assim como a prática terapêutica sistêmica e construcionista — são confrontados com um dilema especial quando se trata de articular as capacidades e habilidades que serão atribuídas à expertise do terapeuta. A construção social é mais bem compreendida como uma postura filosófica que um indivíduo assume e, portanto, nenhuma técnica em particular e conjunto de ações são prescritos. De que forma, então, entendemos a expertise de um terapeuta construcionista? Que tipos de prática a construção social, como opção discursiva, oferece aos terapeutas? O que nós, como terapeutas, fazemos, uma vez que propomos que o significado surge no fluxo contínuo de pessoas em atividades situadas? Quais são as implicações desse tipo de prática para a relação terapêutica? O presente artigo examina essas questões.
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