Processos generativos no diálogos: complexidade, emergência e auto-organização
Palabras clave:
Novos paradigmas, diálogo como metateoria, processos generativos, realidades relacionais, complexidade, conhecimento prático, rede de diálogo, círculo de conhecimento, criação dialógicaResumen
Os novos paradigmas favorecem
uma concepção plural, polivocal e emergente da
ciência, da cultura e das relações interpessoais,
coconstituída mediante nossas ações comunicativas.
Nesta perspectiva ganham importância
os processos generativos, o diálogo, a ética e a
ecologia social. O artigo propõe o diálogo como
metateoria que se centra na exploração ativa das
zonas de contato e os enlaces como novos territórios
do diálogo, na criação de possibilidades e
na sua circulação. O diálogo se interessa e busca
articulações entre as múltiplas vozes envolvidas
configurando redes de diálogos, que s?????????ã????????o componentes
significativos do círculo de conhecimento
e da construção social que o acompanha. Boa
parte de nossa habilidade para permanecer receptivos
e abertos com relação a outros – este outro pode ser uma realidade física, uma pesquisa, dados produzidos por um experimento, outra/s pessoa/s, uma organização ou uma
comunidade – emerge da nossa consciência
reflexiva, da multiplicidade de diálogos em que
estamos envolvidos e de nossa participação nos
processos em que estas realidades se “coconstroem”
em nossa experiência.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).