Processos generativos no diálogos: complexidade, emergência e auto-organização
Keywords:
Novos paradigmas, diálogo como metateoria, processos generativos, realidades relacionais, complexidade, conhecimento prático, rede de diálogo, círculo de conhecimento, criação dialógicaAbstract
Os novos paradigmas favorecem
uma concepção plural, polivocal e emergente da
ciência, da cultura e das relações interpessoais,
coconstituída mediante nossas ações comunicativas.
Nesta perspectiva ganham importância
os processos generativos, o diálogo, a ética e a
ecologia social. O artigo propõe o diálogo como
metateoria que se centra na exploração ativa das
zonas de contato e os enlaces como novos territórios
do diálogo, na criação de possibilidades e
na sua circulação. O diálogo se interessa e busca
articulações entre as múltiplas vozes envolvidas
configurando redes de diálogos, que s?????????ã????????o componentes
significativos do círculo de conhecimento
e da construção social que o acompanha. Boa
parte de nossa habilidade para permanecer receptivos
e abertos com relação a outros – este outro pode ser uma realidade física, uma pesquisa, dados produzidos por um experimento, outra/s pessoa/s, uma organização ou uma
comunidade – emerge da nossa consciência
reflexiva, da multiplicidade de diálogos em que
estamos envolvidos e de nossa participação nos
processos em que estas realidades se “coconstroem”
em nossa experiência.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).