Perspectivas e desafios na atuação do mediador nas varas de família
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v31i73.648Palavras-chave:
Mediação, capacitação, Varas de FamíliaResumo
Os meios alternativos de resolução de conflitos, especialmente a Mediação, criam oportunidades para partes em situação de conflitos familiares construírem soluções, transformando o antigo paradigma de apenas esperar que a decisão judicial resolva o impasse. Este artigo analisa a importância da qualificação do mediador judicial, identificando quais competências e habilidades são necessárias em sua formação para atuação nas Varas de Família. Ademais, descreve o modelo de formação prática do mediador judicial do Projeto de Cooperação firmado entre o Mediativa – Instituto de Mediação Transformativa, SP, e o CEJUSC Santo Amaro, SP, como um exemplo de modelo baseado no aprimoramento do mediador. Apresenta ainda uma situação concreta de conflito familiar, cuja análise permitiu reflexões sobre o papel e a capacitação do mediador. Os desafios atuais apontam para mudanças que podem contribuir na construção de uma nova mentalidade mais voltada para a pacificação e a coesão social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).