Perspectivas e desafios na atuação do mediador nas varas de família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v31i73.648

Palavras-chave:

Mediação, capacitação, Varas de Família

Resumo

Os meios alternativos de resolução de conflitos, especialmente a Mediação, criam oportunidades para partes em situação de conflitos familiares construírem soluções, transformando o antigo paradigma de apenas esperar que a decisão judicial resolva o impasse. Este artigo analisa a importância da qualificação do mediador judicial, identificando quais competências e habilidades são necessárias em sua formação para atuação nas Varas de Família. Ademais, descreve o modelo de formação prática do mediador judicial do Projeto de Cooperação firmado entre o Mediativa – Instituto de Mediação Transformativa, SP, e o CEJUSC Santo Amaro, SP, como um exemplo de modelo baseado no aprimoramento do mediador. Apresenta ainda uma situação concreta de conflito familiar, cuja análise permitiu reflexões sobre o papel e a capacitação do mediador. Os desafios atuais apontam para mudanças que podem contribuir na construção de uma nova mentalidade mais voltada para a pacificação e a coesão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Meirelles, INSTITUTO MEDIATIVA

Associada fundadora do Mediativa (2007), docente e supervisora no Curso de Capacitação em Mediação Transformativa Reflexiva, desde 2014. Psicóloga, pedagoga e psicoterapeuta. Possui 30 anos de prática clínica com especialização nas áreas familiar e jurídica.

Downloads

Publicado

08/01/2022

Como Citar

Meirelles, L. de F. S. . (2022). Perspectivas e desafios na atuação do mediador nas varas de família. Nova Perspectiva Sistêmica, 31(73), 93–102. https://doi.org/10.38034/nps.v31i73.648

Edição

Seção

Artigos