“Se não perguntar, ele não vai falar”: reflexões sobre conversas colaborativas em um atendimento de família com crianças
Keywords:
construcionismo social, processo conversacional, equipe reflexiva, terapia de famíliaAbstract
Este artigo apresenta as reflexões teórico-clínicas de um atendimento de família com criança, realizado no curso de formação de Terapia de Casal e Família de um instituto situado no interior do estado de São Paulo. Baseadas nos aportes teóricos do construcionismo social, as autoras têm como objetivo estudar um único encontro no qual participaram mãe e filho para: a) compreender o processo conversacional que se estabeleceu e possibilitou a construção de novas descrições de si e do problema, entre os participantes e b) dar visibilidade a como este processo aconteceu, pontuando a produção de sentidos e novas narrativas no decorrer das conversações terapêuticas. A equipe reflexiva será também focada como recurso útil e criativo para a mudança nas conversações terapêuticas que envolvem crianças.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).