O mapa de rede social significativa como instrumento de investigação no contexto da pesquisa qualitativa
Keywords:
rede social, metodologia qualitativa, instrumento qualitativoAbstract
As redes sociais influenciam diretamente
o sentimento de autoestima, identidade e
competência de um indivíduo, sendo centrais em
situações de crises. Nessa perspectiva, o objetivo
desse artigo é a apresentação do mapa de
rede social pessoal proposto por Carlos E. Sluzki,
como instrumento de coleta de dados no contexto
da pesquisa qualitativa. Ancorados na experiência
de investigações desenvolvidas, evidencia-se sua
construção, tendo como referência quatro quadrantes
de registro: família, amizades, comunidade
e trabalho, e seus três diferentes níveis de
intimidade e compromisso relacional. Aponta-se
seu potencial gráfico, descritivo e de conteúdo e
as possibilidades de construção e nomeação de
categorias de análises resultantes da triangulação,
seja de conceitos teóricos, seja do próprio
instrumento ou da narrativa dos participantes.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).