Aprendizado colaborativo: ensino de professores por meio de relacionamentos e conversas
Keywords:
educação colaborativa, construção socialAbstract
A educação colaborativa baseada nos
pressupostos pós-modernos e da construção
social fornece uma orientação para a formação
e treinamento em que os estudantes estão envolvidos
ativa e intimamente em seu aprendizado e
tem voz para determinar e avaliar o que e como
aprender. Neste artigo apresentamos os pressupostos
básicos da nossa abordagem de educação
colaborativa. Ilustramos, então, a abordagem
com uma história sobre o desenvolvimento de
uma comunidade de aprendizado colaborativo –
um projeto de treinamento para professores em
que eles se tornam parceiros de conversação uns
com os outros e com seus estudantes. A história
também ilustra os processos conversacionais
e de relações generativas nos quais o conhecimento
é trocado e gerado muito mais criativa e
abundantemente e de modo mais específico às
necessidades dos membros do que poderia ter
sido alcançado sem a colaboração.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).