Redes sociais pessoais de famílias compostas por pais surdos e seus filhos ouvintes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v31i73.671

Palavras-chave:

família, surdez, Redes Sociais Pessoais, CODA

Resumo

As demandas da surdez e das famílias CODA são historicamente preteridas e pensadas sob a perspectiva do ouvinte. A sobrecarga dessas famílias, diante do precário auxílio das redes institucionais e comunitárias, mostra-se um importante desafio a ser entendido. Diante disso, este trabalho tem por objetivo descrever qualitativamente características da Rede Social Pessoal de famílias CODA. Ressalta-se ainda a tradução, adaptação e utilização de um instrumento de Rede Social Pessoal. As versões do instrumento em LIBRAS e português foram respondidas por integrantes de quatro famílias compostas de pais surdos e filhos ouvintes. Os dados obtidos foram analisados à luz da teoria de Redes Sociais Pessoais. Dentre os resultados, destacam-se questões como a garantia da inclusão ser calcada em soluções oriundas da própria família, o apoio precário por parte da comunidade e de instituições formais devido à falta de intérpretes, acarretando sobrecarga do subsistema filial. Sugerem-se mais estudos focados na compreensão antropológica da surdez, qualificando ações efetivas de inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carolina Abianna, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre/RS

Psicóloga clínica pelo Centro Universitário FADERGS, mestre pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Especialista Psicoterapia Sistêmicocognitiva pelo Intcc – Ensino e Pesquisa.

Mariana Gonçalves Boeckel, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre/RS

Psicóloga, Doutora em Psicologia (Pucrs/Universitat de València)

Emanuelle Plotzky de Castro, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre/RS

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

08/01/2022

Como Citar

Abianna, M. C., Gonçalves Boeckel, M. ., & Plotzky de Castro, E. . (2022). Redes sociais pessoais de famílias compostas por pais surdos e seus filhos ouvintes. Nova Perspectiva Sistêmica, 31(73), 57–73. https://doi.org/10.38034/nps.v31i73.671

Edição

Seção

Artigos