Mediação para idosos em situação de risco: trabalho realizado no Ministério Público
Palavras-chave:
mediação, família, idoso, risco, Ministério PúblicoResumo
Este artigo apresenta o trabalho que foi desenvolvido junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo no Foro Regional de Santo Amaro, São Paulo, SP. Pela iniciativa das Promotoras de Justiça, em 2011 é criado o Projeto de Mediação Transformativa que visa disponibilizar mediação para famílias com idosos em situação de risco, seja por abandono ou negligência de cuidados bá- sicos. A Mediação Transformativa Reflexiva é um processo conversacional onde o mediador auxilia as partes a encontrarem consensualmente solu- ções satisfatórias para seus impasses, e também tem como finalidade favorecer a transformação das pessoas envolvidas na disputa. A Mediação tem um caráter voluntário, com formato de até 5 encontros e se apresenta como uma tentativa de dar às resoluções dos familiares envolvidos no conflito mais condições de compreender e trabalhar suas diferenças em um espaço de escuta e diálogo. Após um ano de Projeto constatamos que os combinados que surgem com a intervenção da media- ção têm maior condição de se sustentar ao longo do tempo na medida em que as soluções encontradas foram construídas colaborativamente por todos os envolvidos. Em alguns casos observamos uma mudança relacional dos familiares no sentido do fortalecimento de seus laços e a capacitação dos mesmos para a resolução de suas diferenças.Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
Martins, A. N. E., Leifert, M. G. M., & Pereira, M. L. de O. (2013). Mediação para idosos em situação de risco: trabalho realizado no Ministério Público. Nova Perspectiva Sistêmica, 21(44), 71–80. Recuperado de https://revistanps.emnuvens.com.br/nps/article/view/253
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).