Pipa da vida: práticas narrativas conectando os jovens para a vida
Palavras-chave:
prática narrativa, risco social, aliança intergeracional, reautoriaResumo
Este artigo tem como objetivo relatar ações da psicologia comunitária junto a um grupo de adolescentes em situação de risco social, em especial, a pobreza. Era nossa intenção a promoção de ações de empoderamento dos jovens em relação ao futuro para a vida, através da prática narrativa. Para isso utilizamos a metodologia da “Pipa da Vida”, a qual buscou reconectar esses adolescentes com as famílias de origem, fortalecendo as alianças intergeracionais. Os valores, habilidades e sonhos compartilhados no grupo revelaram o legado intergeracional de suas famílias de origem, um reconhecimento de suas identidades e de seu protagonismo como um ser social. Entre os valores geracionais compartilhados o que se mostrou mais significativo para os jovens foi a amizade. O testemunho dos membros sobre histórias ricamente vivenciadas sobre amizade reforçou o reconhecimento deste valor e o sentido que tem para a vida dos jovens na comunidade. Portanto, ações sociais que buscam a promoção do protagonismo social de jovens em situação de risco precisam levar em conta suas características, seus legados multigeracionais, além do contexto em que vivem. Desta forma, as competências individuais poderão ser promovidas, enriquecidas, mas mantendo viva a história pessoal de cada protagonista, facilitando assim a reautoria.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Seidl, M. L. de A., & Baptista, G. O. (2013). Pipa da vida: práticas narrativas conectando os jovens para a vida. Nova Perspectiva Sistêmica, 21(44), 61–70. Recuperado de https://revistanps.emnuvens.com.br/nps/article/view/252
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).