Momento reflexão: proposta de intervenção em psicologia educacional

Autores

  • Carolina Duarte de Souza
  • Juliana Macchiaverni
  • Ana Paula Benatti
  • Maria Aparecida Crepaldi

Palavras-chave:

Psicologia Educacional, Psicologia Escolar, Teoria Sistêmica, Construcionismo Social

Resumo

Este artigo descreve um método de trabalho em psicologia educacional embasado na teoria sistêmica e no construcionismo social. O Momento Reflexão (MR) é uma proposta interdisciplinar de intervenção em problemas do contexto escolar, que consiste em reuniões periódicas entre a professora e a equipe técnica. A partir das demandas emergentes no MR todos colaboram para construir estratégias de ação e planejar as intervenções mais adequadas para cada situação. Essas podem ser: conversações de dissolução do Sistema Determinado pelo Problema, intervenções mediadas, atendimento interdisciplinar com a família, observação em sala de aula, intervenção direta, encaminhamento para avaliação de outros especialistas. Por fim, todas as intervenções supracitadas têm como meta trabalhar as relações estabelecidas no contexto escolar. 

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Biografia do Autor

Carolina Duarte de Souza

Graduada e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com especialização em Terapia Relacional Sistêmica pelo Familiare Instituto Sistêmico. Tem experiência em Psicologia Clínica e Educacional. Atualmente é bolsista de doutorado do Programa de Pós-Graduação da UFSC, Florianópolis, Brasil.

Juliana Macchiaverni

Psicóloga Graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina, com Residência Integrada Multiprossional em Saúde, Mestra pelo "Programa de Pós Graduação Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina", Florianópolis, Brasil

Ana Paula Benatti

Psicóloga Graduada pela Faculdade Três de Maio - SETREM.

Maria Aparecida Crepaldi

Professora Pós-Dra. de Psicologia da Graduação e Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Título de especialista em Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar (CFP), Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-RJ, Doutorado em Saúde Mental pela UNICAMP, com estágio Sandwich na Universidade de Paris (Paris VI). Tem experiência na área de Psicologia da Saúde e Psicologia da Família. Florianópolis, Brasil

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Como Citar

de Souza, C. D., Macchiaverni, J., Benatti, A. P., & Crepaldi, M. A. (2015). Momento reflexão: proposta de intervenção em psicologia educacional. Nova Perspectiva Sistêmica, 24(51), 37–52. Recuperado de https://revistanps.emnuvens.com.br/nps/article/view/173

Edição

Seção

Artigos