Os sentidos de uma intervenção e suas implicações para a construção do senso de competência de um terapeuta

Autores/as

  • Pedro Pablo Sampaio Martins FFCLRP-USP, Ribeirão Preto, São Paulo

Palabras clave:

terapia familiar, formação do terapeuta, construcionismo social.

Resumen

Partindo da compreensão de que produzimos
sentidos engajados em relacionamentos
e que estes sentidos organizam nossos sensos
de realidade, exploramos, neste artigo, os sentidos
construídos acerca de uma experiência de
atendimento vivida como marcante para um terapeuta
iniciante. Por meio da análise de diferentes
momentos de diálogo que tiveram início a partir
de uma intervenção em um contexto terapêutico,
explicitamos como diferentes sentidos para esta
intervenção foram construídos em outros contextos
e como estes sentidos tiveram implicações
para a construção do senso de competência do
terapeuta. Discutimos que intervenções não têm
sentido em si mesmas, mas podem ser encaradas
como realizações relacionais, candidatas
a múltiplos sentidos com potencial de utilidade
em contextos situados. Discutimos ainda como
a auto-reflexividade do terapeuta sobre suas experiências
pode ser um recurso potente para sua
formação.

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Biografía del autor/a

Pedro Pablo Sampaio Martins, FFCLRP-USP, Ribeirão Preto, São Paulo

Psicólogo. Mestre e
Doutorando no Programa
de Pós-Graduação em
Psicologia.

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Publicado

2014-12-20

Cómo citar

Martins, P. P. S. (2014). Os sentidos de uma intervenção e suas implicações para a construção do senso de competência de um terapeuta. Nova Perspectiva Sistêmica, 23(50), 18–31. Recuperado a partir de https://revistanps.emnuvens.com.br/nps/article/view/89

Número

Sección

Artigos