Polifonias: canções para conversar
Palabras clave:
Intervenção com adolescentes, práticas colaborativas e dialógicas, práticas narrativasResumen
O trabalho com adolescentes nor-malmente é um desafio para os profissionaisnas intervencões sociais. Neste artigo os auto-
res relatam como se desenvolveu o proceso deconstrução de uma metodología de trabalho com
adolescentes utilizando a música e as ideias
pós-modernas do Construcionismo Social, as
Práticas Colaborativas e Dialógicas e a Terapia
Narrativa. Além de detalhar a metodología quenomearam como “cancionear”, narram em pri-
meira pessoa como o proceso afetoou-os, ge-
rando mudanças e novas transformações neles eno ambiente à sua volta. O artigo tem a intenção
de pôr em diálogo tanto a metodología como as
histórias contadas, de forma que ambas gerem
novas reflexões e conversações.
Descargas
Citas
Andersen, T. (1994). El equipo reflexivo: diálogos y diálogos sobre los diálogos Barcelona: Gedisa.
Anderson, H. (2012). Conversación, lenguaje y posibilidades. Un enfoque postmoderno de la terapia. Buenos Aires: Amorrortu.
Anderson, H. & Burney J. P. (1997). Collaborative inquiry: A postmo-dern approach to organizational
consultation. Human Systems. The-Journal of SystemicConsultation and Managemen, 7(2-3), 177-188.
Baez, J. (2017). Transformación: me detengo y sigo. MOSAICO: Revista de la Federación Española de Asociaciones de Terapia Familiar, 67,77-85.
Gergen, K. J. (2015). El ser relacional: más allá del yo y de la comunidad.Bilbao: Desclée de Brouwer.
Gergen, K. J. & Gergen, M. (2011). Reflexiones sobre la construcción social. Madrid: Paidós.
Ramos R. (2008). Temas para conversar. Barcelona: Gedisa
White, M. & Epston, D. (1993). Medios narrativos para fines terapéuticos. Buenos Aires: Paidós.
White, M. (2007). Maps of narrative practice. New York: W. W. Norton.
White, M. (2011). Narrative practice: continuing the conversations (D. Denborough, Ed.). New York: W.W. Norton.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).