TERAPIA FAMILIAR COM CRIANÇAS: A IMPORTÂNCIA DA INTERLOCUÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA A SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO TERAPEUTA

Autores/as

  • FRANCIELI THOLL
  • ADRIANO BEIRAS

Palabras clave:

terapia familiar sistêmica, família com criança pequena, conexão, supervisão

Resumen

A importância da presença da criança na Terapia Familiar Sistêmica é frequentemente encontrada na literatura. Contudo, trabalhar com elas nem sempre é tarefa fácil. Alguns estudos apontam para a dificuldade em integrar crianças e adultos ao processo terapêutico simultaneamente. Este artigo relata a dificuldade encontrada por uma coterapeuta, durante o estágio curricular obrigatório em Psicologia, em se vincular com uma família com criança pequena. Descreve as formas de enfrentamento que lhe foram oferecidas e que colaboraram na formação da mesma: o suporte emocional oferecido à estagiária, a
disponibilização de recursos técnicos e teóricos que lhe proporcionou maior segurança para atuação, e algumas mudanças no setting terapêutico. Todos esses processos possibilitaram a conexão entre a terapeuta e a família atendida.

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Biografía del autor/a

FRANCIELI THOLL

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

ADRIANO BEIRAS

Doutor Europeu em Psicologia Social. Professor do Departamento e do Programa de Pósgraduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC).
Supervisor de Estágios
em Terapia de Famílias e
Casais no SAPSI (Serviço
de Atenção Psicológica),
da UFSC.

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Publicado

2017-09-06

Cómo citar

THOLL, F., & BEIRAS, A. (2017). TERAPIA FAMILIAR COM CRIANÇAS: A IMPORTÂNCIA DA INTERLOCUÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA A SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO TERAPEUTA. Nova Perspectiva Sistêmica, 26(58), 86–97. Recuperado a partir de https://revistanps.emnuvens.com.br/nps/article/view/301

Número

Sección

Artigos