Momentos de referência comum na comunicação dialógica: uma base para colaboração clara em contextos únicos
Palabras clave:
comunicação, responsividade atuante, alteridade, enunciado, espontaneidadeResumen
Este artigo explora o afastamento daideia da comunicação oral como um processo de
transmissão de informação, ao contrário, explora
o papel da espontaneidade, da vivacidade, da responsividade
atuante de nossos corpos. Quando todos
os envolvidos em uma interação estão abertos
a serem “tocados” ou “impulsionados” pela alteridade
dos outros e, também, pela alteridade circundante,
“momentos de referência comum” podem
ser estabelecidos. Na falta de tais momentos compartilhados,
em uma situação específica, as pessoas
não podem esperar entender-se mutuamente
com a precisão necessária, isso se o objetivo for
uma colaboração sem confusão na situação única
em que se encontram – tais momentos compartilhados
proporcionam “raízes” ou “terreno” comuns
para as atividades compartilhadas.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Shotter, J. (2017). Momentos de referência comum na comunicação dialógica: uma base para colaboração clara em contextos únicos. Nova Perspectiva Sistêmica, 26(57), 9–20. Recuperado a partir de https://revistanps.emnuvens.com.br/nps/article/view/274
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).