O processo de transmissão intergeracional e a violência no casal

Autores/as

  • Natalia Pinheiro Scantamburlo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Aparecida Crepaldi Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

violência familiar, transmissão intergeracional, violência no casal

Resumen

O fenômeno da violência no casal sustenta-se em uma triangulação de diferentes dimensões que se afetam recursivamente: a relacional, a histórico-geracional e a sociocultural. O objetivo deste artigo é problematizar o reconhecimento do processo da transmissão intergeracional e os modelos explicativos da violência no casal heterossexual. A metodologia utilizada foi de revisão teórica, sustentada em cinco eixos de análise. No exame dos modelos teórico-epistemológicos, observam-se diferentes posicionamentos frente à explicação da violência no casal, sendo a transmissão intergeracional o ponto de intersecção entre eles. Advoga-se para o perigo de uma leitura linear ou determinista da transmissão intergeracional da violência, assim como por um necessário reconhecimento da multideterminação de fatores, que se afetam mutuamente na perpetuação do fenômeno na história relacional do casal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natalia Pinheiro Scantamburlo, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, terapeuta relacional sistêmica, especialista em Saúde da Familia e Comunidade, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade. Universidade Federal de Santa Catarina.

Carmen Leontina Ojeda Ocampo Moré, Universidade Federal de Santa Catarina

Profa. Dra. em Psicologia Clínica – Programa de PósGraduação em Psicologia Departamento de Psicologia – Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade. Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Aparecida Crepaldi, Universidade Federal de Santa Catarina

Profa. Dra. em Saúde Mental – Programa de PósGraduação em Psicologia – Departamento de Psicologia – Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade. Universidade Federal de Santa Catarina.

Cómo citar

Scantamburlo, N. P., Ojeda Ocampo Moré, C. L., & Crepaldi, M. A. (2013). O processo de transmissão intergeracional e a violência no casal. Nova Perspectiva Sistêmica, 21(44), 35–48. Recuperado a partir de https://revistanps.emnuvens.com.br/nps/article/view/250

Número

Sección

Artigos