Pensando a formação acadêmica dos psicólogos a partir de uma concepção relacional
Resumen
O artigo de Rodrigo Tavares Mendonça (2014) sobre a metodologia de atendimento sistêmico de famílias e redes sociais no centro de referência de assistência social me proporcionou revisitar meu interesse pelo campo das políticas públicas na área da assistência social brasileira. Nesse artigo, o autor evidencia que o maior desafio dos psicólogos nesse campo é desenvolver outras práticas transformadoras e não a psicoterapia, justamente pela ausência de preparo para este tipo de atuação na formação acadêmica dos psicólogos.
Descargas
Citas
Guanaes, C. (2006). A construção da mudança em terapia de grupo – um enfoque construcionista social. São Paulo: Vetor Editora.
Mendonça, R.T. (2014). A metodologia de atendimento sistêmico de famílias e redes sociais no centro de referência de assistência social: uma proposta teórica e prática. Nova Perspectiva Sistêmica. (pp. 74-88). Rio de Janeiro.
McNamee, Sheila. (2007). Relacional Practices in Education: Teaching as Conversation. In: Anderson, Harlene & Gehart, Diane. Collaborative Therapy – Relationships and Conversations that make a Difference. Routledge Taylor & Francis Group, New York.
Rapizo, R. L. & Brito, L. M. T. (2014). Espaço de conversas sobre o divórcio: a diferença de posicionamento como recurso para transformação. Nova Perspectiva Sistêmica. (pp.32-50). Rio de Janeiro.
Rasera, E. & Japur, M. (2007). Grupo como construção social: aproximação entre construcionismo social e terapia de grupo. São Paulo: Vetor Editora.
Shotter, J. (2010) Social Construction on the Edge: ´WITHNESS´-THINKING and EMBODIMENT. Taos Institute Publications.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).