Pensando a formação acadêmica dos psicólogos a partir de uma concepção relacional

Autores/as

  • Lilian de Almeida Guimarães Docente no Curso de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto. Psicoterapeuta de indivíduos, casais e famílias. Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Certificado Internacional em Práticas Colaborativas pelo Houston Galveston Institute, TAOS Institute e INTERFACI .

Resumen

O artigo de Rodrigo Tavares Mendonça (2014) sobre a metodologia de atendimento sistêmico de famílias e redes sociais no centro de referência de assistência social me proporcionou revisitar meu interesse pelo campo das políticas públicas na área da assistência social brasileira. Nesse artigo, o autor evidencia que o maior desafio dos psicólogos nesse campo é desenvolver outras práticas transformadoras e não a psicoterapia, justamente pela ausência de preparo para este tipo de atuação na formação acadêmica dos psicólogos. 

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Biografía del autor/a

Lilian de Almeida Guimarães, Docente no Curso de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto. Psicoterapeuta de indivíduos, casais e famílias. Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Certificado Internacional em Práticas Colaborativas pelo Houston Galveston Institute, TAOS Institute e INTERFACI .

Docente no Curso de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto.

 Psicoterapeuta de indivíduos, casais e famílias.

Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo,

Certificado Internacional em Práticas Colaborativas pelo Houston Galveston Institute, TAOS Institute  e  INTERFACI . 

Citas

Guanaes, C. (2006). A construção da mudança em terapia de grupo – um enfoque construcionista social. São Paulo: Vetor Editora.

Mendonça, R.T. (2014). A metodologia de atendimento sistêmico de famílias e redes sociais no centro de referência de assistência social: uma proposta teórica e prática. Nova Perspectiva Sistêmica. (pp. 74-88). Rio de Janeiro.

McNamee, Sheila. (2007). Relacional Practices in Education: Teaching as Conversation. In: Anderson, Harlene & Gehart, Diane. Collaborative Therapy – Relationships and Conversations that make a Difference. Routledge Taylor & Francis Group, New York.

Rapizo, R. L. & Brito, L. M. T. (2014). Espaço de conversas sobre o divórcio: a diferença de posicionamento como recurso para transformação. Nova Perspectiva Sistêmica. (pp.32-50). Rio de Janeiro.

Rasera, E. & Japur, M. (2007). Grupo como construção social: aproximação entre construcionismo social e terapia de grupo. São Paulo: Vetor Editora.

Shotter, J. (2010) Social Construction on the Edge: ´WITHNESS´-THINKING and EMBODIMENT. Taos Institute Publications.

Cómo citar

Guimarães, L. de A. (2015). Pensando a formação acadêmica dos psicólogos a partir de uma concepção relacional. Nova Perspectiva Sistêmica, 24(51), 122–126. Recuperado a partir de https://revistanps.emnuvens.com.br/nps/article/view/180

Número

Sección

Ecos