O cliente como parceiro na conversação: construindo novas possibilidades para o cuidado do diabetes

Authors

  • Katia Regina Antunes Martins
  • Olga Jovelevithz

Keywords:

doença crônica, construcionismo social, equipe interdisciplinar, jogos de linguagem

Abstract

Este artigo apresenta o histórico do grupo (GECD) de atendimento a diabetes, que traz uma proposta inovadora para o tratamento dessa doença. Realiza um trabalho intensivo em equipe que começou num formato multidisciplinar e foi se transformando em interdisciplinar. Para situar o trabalho, faremos um breve apanhado sobre a doença, a situação atual do diabetes no Brasil e no mundo e as dificuldades encontradas para a adesão ao tratamento. Discutiremos a contribuição da psicologia, a partir de uma postura construcionista social e de algumas ferramentas do neopragmatismo, que foram orientadores de sua atuação. A inclusão de múltiplas vozes e da construção do conhecimento na relação serão enfatizados, além de analisarmos as mudanças ocorridas no grupo a partir dessa inserção.

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Author Biographies

Katia Regina Antunes Martins

Psicóloga, terapeuta
individual, de casal e família

Olga Jovelevithz

Médica, terapeuta individual,
de casal e família

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Published

2016-03-09

How to Cite

Martins, K. R. A., & Jovelevithz, O. (2016). O cliente como parceiro na conversação: construindo novas possibilidades para o cuidado do diabetes. Nova Perspectiva Sistêmica, 23(49), 21–33. Retrieved from https://revistanps.emnuvens.com.br/nps/article/view/63

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Section

Artigos