Processo generativo e práticas dialógicas
Abstract
Este trabalho apresenta uma abordagem generativa para a terapia e outras práticas – gestão de crise e conflitos, desenvolvimento organizacional, aprendizagem e gestão de si mesmo e da relação – que utiliza os recursos, os valores e as habilidades das pessoas para inovar diante de uma variedade de desafios e dificuldades, além de ajudar as pessoas a se moverem dos problemas para a criatividade. Esta abordagem considera a criação de significados, experiências e conhecimentos como processos construtivos em ação, e tem no paradigma dialógico uma teoria e uma metateoria sobre a qual sustenta sua prática. A perspectiva generativa oferece ferramentas para a construção dialógica de novos campos de significados. Enfatiza o diálogo reflexivo e a aprendizagem dialógica como meios para construir recursos que permitam criar alternativas. Afasta-se do déficit e trabalha dentro de um marco positivo baseado nos recursos, na aprendizagem e na inovação. Facilita a emergência de novos significados em ação e sustenta que tais significados podem abrir/desdobrar novas relações e possibilidades para a ação futura. Gira em torno das oportunidades que emergem de eventos únicos, diálogos, aprendizagem e inovação em relações colaborativas, na terapia e em diversas práticas.O artigo foca a perspectiva generativa, os momentos e os processos de transformação no diálogo, bem como as implicações relacionais e existenciais do enfoque generativo implementado em diferentes práticas. Apresenta e ilustra diversas ferramentas desenvolvidas pelo modelo, que incluem as perguntas e as matrizes generativas, e os ciclos relacionais.
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