Um estudo socioconstrucionista da expertise terapêutica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v33i78.823

Palavras-chave:

construção social, expertise do terapeuta, tipos de prática

Resumo

A questão da expertise terapêutica é importante de se considerar, especialmente no contexto do treinamento de novos terapeutas. Programas de treinamento sistêmicos e construcionistas — assim como a prática terapêutica sistêmica e construcionista — são confrontados com um dilema especial quando se trata de articular as capacidades e habilidades que serão atribuídas à expertise do terapeuta. A construção social é mais bem compreendida como uma postura filosófica que um indivíduo assume e, portanto, nenhuma técnica em particular e conjunto de ações são prescritos. De que forma, então, entendemos a expertise de um terapeuta construcionista? Que tipos de prática a construção social, como opção discursiva, oferece aos terapeutas? O que nós, como terapeutas, fazemos, uma vez que propomos que o significado surge no fluxo contínuo de pessoas em atividades situadas? Quais são as implicações desse tipo de prática para a relação terapêutica? O presente artigo examina essas questões.

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Biografia do Autor

Sheila McNamee, University of New Hampshire, Durham, New Hampshir

Professora de Comunicação Social, Universidade de New Hampshire. Fundadora e membro do The Taos Institute. Professora visitante, School of Governance, Universidade Utrecht, Holanda.

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Publicado

04/01/2024

Como Citar

McNamee, S., & Soares, C. (2024). Um estudo socioconstrucionista da expertise terapêutica. Nova Perspectiva Sistêmica, 33(78), 7–16. https://doi.org/10.38034/nps.v33i78.823

Edição

Seção

Fronteiras