Visão sistêmica construcionista social e os usos de mídias digitais por crianças e jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v32i76.716

Palavras-chave:

construcionismo social, terapia familiar, infância, juventude, mídia digital

Resumo

O presente artigo consiste em revisão narrativa da literatura acerca dos usos das mídias digitais por crianças e jovens sob enfoque sistêmico construcionista social. Como se constrói a noção de risco e em que contextos são descritas as potencialidades das mídias ou os riscos e problemas para o desenvolvimento socioemocional? A literatura, utilizando a perspectiva sistêmica construcionista social, descreve transformações nos âmbitos do self e das relações, associadas ao uso das mídias digitais. Alguns estudos questionam uma suposta retórica de “vício” e viés de essencialismo, envolvendo aspectos políticos, discursivos, ideológicos, interesses mercadológicos, além de categorias fundamentais (de raça, gênero, sexualidade) imbricadas nas experimentações dos usuários jovens nas telas digitais. Este estudo enfatiza as esferas dos diálogos corporificados e da ação conjunta entre os múltiplos agentes envolvidos. O olhar sistêmico construcionista social amplia a inteligibilidade sobre tal tema, com possibilidades de convites à reflexão, questões úteis em contextos da prevenção e da clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cândido Fontan Barros, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, São Paulo, SP

Doutorando no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Médico psiquiatra de crianças, adolescentes e adultos. Certificado Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo ICCP INTERFACI. Especialista em problemas da aprendizagem pela USP RP.

Leopoldo Fulgencio, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, São Paulo, SP

Professor Associado (Livre-Docente) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Psicólogo, pesquisador com foco nas propostas de D. W. Winnicott e estudo das teorias psicanalíticas do desenvolvimento.

Downloads

Publicado

01/08/2023

Como Citar

Barros, C. F., & Fulgencio, L. (2023). Visão sistêmica construcionista social e os usos de mídias digitais por crianças e jovens. Nova Perspectiva Sistêmica, 32(76), 19–31. https://doi.org/10.38034/nps.v32i76.716

Edição

Seção

Artigos