“Construindo Caminhos”
intervenção psicossocial em grupo no contexto prisional
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v32i75.692Palavras-chave:
pensamento sistêmico, intervenção psicossocial, sistema prisionalResumo
A oferta de intervenções psicossociais em grupo é uma importante diretriz para a Psicologia nas políticas públicas, incluindo o sistema prisional. Apesar disso, a literatura nacional apresenta uma lacuna sobre a descrição de intervenções dessa natureza. O presente artigo, de relato de experiência, visa apresentar aspectos teóricos e técnicos da intervenção psicossocial denominada “Construindo Caminhos”, além de analisar qualitativamente a viabilidade da mesma. A intervenção abrange dez encontros e aborda temáticas que promovem habilidades que buscam preparar o participante para a liberdade. Com arcabouço teórico do pensamento sistêmico, o artigo contempla aspectos pessoais, relacionais e contextuais, a partir dos temas comunicação, percepções sociais, emoções, relações interpessoais e resolução de conflitos. Pode-se considerar que se trata de uma intervenção breve, viável de ser introduzida em estabelecimentos prisionais como forma de promover a saúde. Aferiu-se a aceitabilidade e a satisfação dos participantes, além de mudanças nas narrativas, percepções sociais e formas de resolução de conflitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).