Adoção por casais homossexuais

revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v31i73.682

Palavras-chave:

adoção, biopolítica, casais homossexuais, direitos LGBT, heteronormatividade

Resumo

A adoção consiste em uma forma de constituição familiar que envolve aspectos jurídicos, afetivos e sociais que a diferenciam da filiação biológica. A partir disso, analisamos a literatura sobre a adoção por casais homossexuais através de uma revisão integrativa com um universo de 26 artigos, disponíveis nas bases Redalyc, Pepsic, Dialnet e Periódicos Capes, publicados entre 2014-2021, os quais foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Construímos cinco categorias: 1) tensionamentos no processo de adoção por casais homossexuais; 2) casais gays e casais de lésbicas; 3) a visão de profissionais que trabalham no processo de adoção; 4) tensionamentos no direito e na magistratura; 5) a política na adoção por casais homossexuais. Percebemos que a adoção por casais homossexuais perturba a estabilidade social da heteronormatividade, que os direitos LGBT dependem de quem executa o processo da adoção e que, a depender da abertura desses profissionais à diversidade, o processo vai ser mais ou menos burocrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Cerdeira de Souza, Universidade Federal do Amazonas, Manaus/AM

Doutor em Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor substituto na Universidade Federal do Amazonas.

Ingrid Mesquita Coelho, Universidade Federal do Pará, Belém/PA

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará.

Eduardo Jorge Sant'Ana Honorato, Universidade do Estado do Amazonas

Psicólogo, Doutor em Saúde Pública – Saúde da criança e da Mulher, com ênfase em Sexualidade, Reprodução, Gênero e Saúde pela Fiocruz (RJ).  Professor na Escola Superior de Ciências da Saúde – (ESA/UEA) e no Programa de Mestrado Profissionalizante em Saúde da Família (Abrasco-Fiocruz).

Downloads

Publicado

08/01/2022

Como Citar

de Souza, D. C., Coelho, I. M., & Honorato, E. J. S. (2022). Adoção por casais homossexuais: revisão integrativa. Nova Perspectiva Sistêmica, 31(73), 74–92. https://doi.org/10.38034/nps.v31i73.682

Edição

Seção

Artigos