Adoção por casais homossexuais
revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v31i73.682Palavras-chave:
adoção, biopolítica, casais homossexuais, direitos LGBT, heteronormatividadeResumo
A adoção consiste em uma forma de constituição familiar que envolve aspectos jurídicos, afetivos e sociais que a diferenciam da filiação biológica. A partir disso, analisamos a literatura sobre a adoção por casais homossexuais através de uma revisão integrativa com um universo de 26 artigos, disponíveis nas bases Redalyc, Pepsic, Dialnet e Periódicos Capes, publicados entre 2014-2021, os quais foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Construímos cinco categorias: 1) tensionamentos no processo de adoção por casais homossexuais; 2) casais gays e casais de lésbicas; 3) a visão de profissionais que trabalham no processo de adoção; 4) tensionamentos no direito e na magistratura; 5) a política na adoção por casais homossexuais. Percebemos que a adoção por casais homossexuais perturba a estabilidade social da heteronormatividade, que os direitos LGBT dependem de quem executa o processo da adoção e que, a depender da abertura desses profissionais à diversidade, o processo vai ser mais ou menos burocrático.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).