Redes sociais pessoais de famílias compostas por pais surdos e seus filhos ouvintes
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v31i73.671Palavras-chave:
família, surdez, Redes Sociais Pessoais, CODAResumo
As demandas da surdez e das famílias CODA são historicamente preteridas e pensadas sob a perspectiva do ouvinte. A sobrecarga dessas famílias, diante do precário auxílio das redes institucionais e comunitárias, mostra-se um importante desafio a ser entendido. Diante disso, este trabalho tem por objetivo descrever qualitativamente características da Rede Social Pessoal de famílias CODA. Ressalta-se ainda a tradução, adaptação e utilização de um instrumento de Rede Social Pessoal. As versões do instrumento em LIBRAS e português foram respondidas por integrantes de quatro famílias compostas de pais surdos e filhos ouvintes. Os dados obtidos foram analisados à luz da teoria de Redes Sociais Pessoais. Dentre os resultados, destacam-se questões como a garantia da inclusão ser calcada em soluções oriundas da própria família, o apoio precário por parte da comunidade e de instituições formais devido à falta de intérpretes, acarretando sobrecarga do subsistema filial. Sugerem-se mais estudos focados na compreensão antropológica da surdez, qualificando ações efetivas de inclusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).