A Sexualidade da personagem Laura no filme "A Partilha"
uma an´´alise discursiva
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v32i75.665Palavras-chave:
Filmes Cinematográficos, Lésbicas, Psicologia SocialResumo
Com base na pesquisa construcionista social, compreendemos que pela linguagem se constroem sentidos e ações. Como o cinema compõe rede de significações da vida social, o objetivo desta pesquisa é descrever e analisar representações e discursos sobre lesbianidades no filme brasileiro A Partilha (2001), a partir da personagem Laura. Para a análise, assistimos ao filme buscando identificar cenas com discursos sobre a sexualidade de Laura, e elencamos todos os momentos relacionados à personagem. Então, elegemos momentos em que identificamos discursos sobre lesbianidades, e descrevemos os momentos minuciosamente, destacando elementos verbais e visuais. Os resultados e discussões sugerem que a história de Laura é marcada pela presença do “armário”. A análise também indica que o filme sustenta discursos heteronormativos e lesbofóbicos, os quais podem não representar a totalidade de vivências correspondentes às lesbianidades. Assim, a pesquisa busca contribuir dando visibilidade para como tais discursos constroem modos de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).