Efeitos dos padrões estéticos da branquitude e do racismo nas experiências de mulheres negras
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v31i72.663Resumo
Neste artigo são analisados os efeitos dos padrões estéticos da branquitude e do racismo nas experiências de mulheres negras. Apresentam-se os resultados de uma pesquisa qualitativa da qual participaram quatro mulheres autodeclaradas negras, com faixa etária entre 24 e 27 anos, residentes na região da Grande Florianópolis (SC). Para a análise das narrativas, escutadas a partir de entrevistas semiestruturadas, foi utilizada a perspectiva teórico-metodológica de análise das práticas discursivas e das produções de sentidos (Spink & Medrado, 2013). As análises indicaram dois marcos temporais que aludem às experiências de negritude das mulheres escutadas: o “antes” e o “após” o processo de identificação positiva com a negritude. Considera-se que a construção de identidades raciais e de experiências de negritude são processos contínuos que possibilitam gestos de nomeações, reposicionamentos subjetivos e identitários e fortalecimentos coletivos como formas de resistências ao racismo experienciado por mulheres negras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).