Terapia colaborativa da comunidade

diálogo transformador com grupos em espaço virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v31i73.650

Palavras-chave:

construcionismo social, terapia colaborativa dialógica, terapia comunitária integrativa, espaço virtual

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar experiências em terapia de grupo feita virtualmente e fundamentada nas práticas colaborativas dialógicas, nas terapias de grupo construcionistas sociais e na terapia comunitária. Iniciamos pela apresentação do contexto em que nosso grupo ocorre desde 2012. Em seguida, exploramos o conceito de comunidade de aprendizagem colaborativa, terapia de grupo sócio construcionista e terapia comunitária integrativa. Na sequência, apresentamos a estrutura que desenvolvemos, durante a pandemia, com a comunidade através do diálogo entre os facilitadores e usuários, unidos na confecção do serviço oferecido. Finalmente, concluímos com os resultados relatados pelos participantes: criatividade, coletividade e expertise para tentativas de superação de seus desafios.

 

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Biografia do Autor

Bruno Lenzi, Movimento - Clínica e Escola de Psicologia Sistêmica, Florianópolis/SC

Terapeuta colaborativo dialógico, membro do conselho da ong ASSIM. Facilita o grupo de Terapia Colaborativa da Comunidade desde 2012. Formador de terapeutas na Certificação em Terapia Colaborativa Dialógica da ASSIM. Atua na clínica particular. É autor de artigos sobre a prática com pessoas, casais, famílias e grupos.

Bárbara Demarco, Assim - Associação Instituto Movimento

Terapeuta colaborativa dialógica, membro do conselho da ong ASSIM. Facilita o grupo de Terapia Colaborativa da Comunidade desde 2018. Formadora de terapeutas na Certificação em Terapia Colaborativa Dialógica da ASSIM. Atua na clínica particular com pessoas, casais, famílias e grupos.

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Publicado

08/01/2022

Como Citar

Lenzi, B., & Demarco, B. (2022). Terapia colaborativa da comunidade: diálogo transformador com grupos em espaço virtual. Nova Perspectiva Sistêmica, 31(73), 41–56. https://doi.org/10.38034/nps.v31i73.650

Edição

Seção

Artigos