Grupo com crianças no âmbito do Sistema Unico de Assistência Social (SUAS)

inspirado pelas práticas narrativas coletivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v31i72.649

Palavras-chave:

práticas narrativas coletivas; grupo com crianças; serviço socioassistencial; vulnerabilidades.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de grupo, com crianças, realizada no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As Práticas Narrativas Coletivas nortearam a intervenção e a metodologia utilizada foi a Árvore da Vida. Os participantes foram 10 crianças, com idades entre 7 e 11 anos; três estudantes do último ano de Psicologia, que estavam realizando o estágio em Prevenção e Promoção de Saúde com Crianças; e a supervisora do estágio. Foram realizadas quatro visitas iniciais, com intuito de conhecer o serviço e as crianças, para decidir o percurso que desenvolveriam juntos em 12 encontros. O envolvimento das crianças e as narrativas construídas durante os encontros apontam para a relevância dessa prática nos serviços socioassistenciais como uma metodologia que estimula a convivência, resgata os aspectos positivos da história de vida das crianças e, ao mesmo tempo, conecta as histórias individuais, possibilitando o desenvolvimento de um senso de força coletiva para o enfrentamento de vulnerabilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Simone de Carvalho, Universidade de Ribeirão Preto

Psicóloga pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Terapeuta colaborativa dialógica residente na Associação Instituto Movimento (ASSIM). Coordenadora e psicóloga no projeto social Mulheres Égide. 

Luana Paula Cavalcante Rodrigues de Araújo, Universidade de Ribeirão Preto

Psicóloga pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Neuropsicóloga pela Universidade São Francisco (USF). Atua como acompanhante terapêutica de crianças autistas. 

Ana Carolina de Oliveira Queiroz, Universidade de Ribeirão Preto

Psicóloga pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Pós graduanda em Psicologia Perinatal e da Parentalidade pelo Instituto Mater-online. 

Lilian de Almeida Guimarães, Universidade de Ribeirão Preto

Psicóloga, terapeuta de pessoas, famílias e casais. Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Certificado Internacional em Práticas Colaborativo-dialógicas pelo Houston Galveston Institute, TAOS Institute e INTERFACI. Membro associado do TAOS Institute. Docente do curso de Terapia Familiar do ConversAções (Intituto de Facilitação de Diálogos). Atuou por 11 anos como docente do curso de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Downloads

Publicado

11/29/2022

Como Citar

de Carvalho, A. S., Cavalcante Rodrigues de Araújo, L. P., de Oliveira Queiroz, A. C., & de Almeida Guimarães, L. (2022). Grupo com crianças no âmbito do Sistema Unico de Assistência Social (SUAS): inspirado pelas práticas narrativas coletivas. Nova Perspectiva Sistêmica, 31(72), 23–37. https://doi.org/10.38034/nps.v31i72.649

Edição

Seção

Artigos