Grupo com crianças no âmbito do Sistema Unico de Assistência Social (SUAS)
inspirado pelas práticas narrativas coletivas
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v31i72.649Palavras-chave:
práticas narrativas coletivas; grupo com crianças; serviço socioassistencial; vulnerabilidades.Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de grupo, com crianças, realizada no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As Práticas Narrativas Coletivas nortearam a intervenção e a metodologia utilizada foi a Árvore da Vida. Os participantes foram 10 crianças, com idades entre 7 e 11 anos; três estudantes do último ano de Psicologia, que estavam realizando o estágio em Prevenção e Promoção de Saúde com Crianças; e a supervisora do estágio. Foram realizadas quatro visitas iniciais, com intuito de conhecer o serviço e as crianças, para decidir o percurso que desenvolveriam juntos em 12 encontros. O envolvimento das crianças e as narrativas construídas durante os encontros apontam para a relevância dessa prática nos serviços socioassistenciais como uma metodologia que estimula a convivência, resgata os aspectos positivos da história de vida das crianças e, ao mesmo tempo, conecta as histórias individuais, possibilitando o desenvolvimento de um senso de força coletiva para o enfrentamento de vulnerabilidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).