Repercussões do home office nos contextos do trabalho e da família:

revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v30i70.608

Palavras-chave:

trabalho, home office, tele trabalho, trabalho remoto, família

Resumo

Esta revisão integrativa da produção nacional objetivou compreender as repercussões do home office nos contextos do trabalho e da família. Foi consultada a plataforma BVS-Psi, utilizando os descritores home office, tele trabalho e trabalho remoto. Foram recuperadas 301 referências, dentre as quais selecionou-se, baseado nos critérios de elegibilidade, oito artigos. Os resultados indicam escassez de produções nacionais acerca da temática. Referente ao trabalho, verificou-se que os tele trabalhadores, por uma via, percebem maior autonomia e flexibilidade, e, por outra via, enfrentam dificuldades de adaptação, de organizar o tempo e de infraestrutura. Concernente à família, constatou-se que, embora expanda as condições de interação, o home office produz desafios no cumprimento de atividades cotidianas compartilhadas, de tarefas domésticas e de cuidados com familiares, exigindo estratégias de negociação da participação nesse contexto. Discute-se que o home office é mobilizador de um amplo processo de reorganização da vida pessoal, profissional e relacional do indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoela Maris Ribeiro, Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Graduada em Administração pela UFSC. Pós-graduada em Recursos Humanos e Cálculos Trabalhistas pela UNOPAR. Aluna do curso de graduação em Psicologia na UNISUL.

Marcos Henrique Antunes, Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Graduado em Psicologia pela UNOESC, Mestre e Doutor em Psicologia pela UFSC. Professor nos cursos de graduação em Psicologia e Administração da UNISUL.

Downloads

Publicado

02/23/2022

Como Citar

Ribeiro, M. M., & Antunes, M. H. (2022). Repercussões do home office nos contextos do trabalho e da família:: revisão integrativa. Nova Perspectiva Sistêmica, 30(70), 13–28. https://doi.org/10.38034/nps.v30i70.608

Edição

Seção

Artigos