A opção por Serviços Residenciais Terapêuticos privados

relatos de familiares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v31i72.590

Palavras-chave:

sofrimento psíquico; família; residências terapêuticas privadas; discurso.

Resumo

A reforma psiquiátrica brasileira é constituída por uma ampla rede pública extra-hospitalar de atenção à saúde mental que convive, atualmente, com serviços privados, dentre eles, as residências terapêuticas particulares. Este estudo analisa os argumentos utilizados para justificar a opção por essas residências, construídos por familiares de usuários de saúde mental que moram em residências terapêuticas particulares em Campina Grande-PB. Com base na Psicologia Social Discursiva, realizaram-se entrevistas semiestruturadas que foram submetidas à Análise de Discurso. Os argumentos construídos pelos entrevistados para justificar a opção pelas residências particulares organizam-se em três categorias: a natureza do transtorno psicológico, o cansaço físico e mental dos familiares e a superlotação dos serviços públicos. Os relatos avaliam positivamente essas residências, legitimam a opção por elas e apontam para os desafios que o projeto de reforma psiquiátrica ainda tem que enfrentar, uma vez que tais serviços não comungam com os preceitos reformistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Ribeiro de Lima Rodrigues, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pós-graduanda da Especialização em Teoria Cognitivo Comportamental da Unicorp Faculdades.  Psicóloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) no município de Pedra Lavrada-PB. Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Esperança-PB.

Thelma Maria Grisi Velôso, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus de Araraquara/SP). Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Professora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde (UEPB)

Pedro de Oliveira Filho, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP). Professor da Unidade Acadêmica de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e colaborador do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Downloads

Publicado

11/29/2022

Como Citar

Ribeiro de Lima Rodrigues, A., Grisi Velôso, T. M., & Oliveira Filho, P. (2022). A opção por Serviços Residenciais Terapêuticos privados: relatos de familiares . Nova Perspectiva Sistêmica, 31(72), 100–116. https://doi.org/10.38034/nps.v31i72.590

Edição

Seção

Artigos