Uma proposta teórico-metodológica para subsidiar a facilitação de grupos reflexivos e de apoio ao luto
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v29i68.585Palavras-chave:
Luto, grupos reflexivos, construcionismo social, narrativasResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os fundamentos teóricos e os princípios metodológicos dos grupos reflexivos e de apoio ao luto (GRAL) com base na prática grupal realizada no âmbito de um serviço escola de Psicologia. Destacam-se como relevantes os conceitos e procedimentos da metodologia de grupos reflexivos de gênero do Instituto Noos, da perspectiva construcionista social do luto, os princípios terapêuticos grupais e a postura ética no cuidado ao luto. Com base nestes aspectos conceituais, apresentam-se os objetivos e os princípios metodológicos do GRAL quanto ao seu modo de constituição, dispositivos para a sua realização e avaliação. O GRAL constitui em uma proposta de construção de diálogos colaborativos, reflexivos e de apoio às pessoas no seu processo de enlutamento, de se engajar consigo próprio e com os outros, por meio da construção de empatia, sociabilidade e narrativas pessoais quanto à necessidade e direito ao luto público.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).