A utilização de cartas na formação docente: uma contribuição construcionista social

Autores

  • Tamara Rossi de Oliveira
  • Paula Cristina Medeiros Resende
  • Emerson F. Rasera

Palavras-chave:

Carta, Formação, Professores, Educação

Resumo

Este trabalho tem por objetivo descrever o processo de redação de cartas voltadas ao aprimoramento da prática docente, bem como, apontar algumas diretrizes potencialmente úteis nessa tarefa. Trata-se de um relato de experiência baseado na troca de cartas entre uma professora de Psicologia e a monitora de sua disciplina, no ensino superior, durante um semestre letivo. A partir da análise das cartas, apresentamos um conjunto de práticas de escrita influenciadas por uma perspectiva construcionista social e que enfatizam o uso da carta como forma de promover o diálogo e a reflexão. Observamos que o uso da carta estimulou momentos reflexivos em sala de aula e relações mais horizontais entre professores e alunos. Contudo, é importante que a utilização das cartas se alie a programas institucionais amplos de formação docente para que seja um instrumento efetivo de desenvolvimento profissional. 

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Biografia do Autor

Tamara Rossi de Oliveira

Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.

Paula Cristina Medeiros Resende

Professora Doutora no Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.

Emerson F. Rasera

Professor Doutor no Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.

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Como Citar

de Oliveira, T. R., Resende, P. C. M., & Rasera, E. F. (2015). A utilização de cartas na formação docente: uma contribuição construcionista social. Nova Perspectiva Sistêmica, 24(52), 64–76. Recuperado de https://revistanps.emnuvens.com.br/nps/article/view/159

Edição

Seção

Artigos