Uma análise psicossocial de experiências de violência homofóbica vividas por jovens LGBT no período escolar

Autores

  • JULIANA PERUCCHI Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
  • CARLA GOMES CORRÊA Psicóloga formada pela UFJF, foi bolsista de extensão do Projeto Educação Sem Homofobia no ano de 2010

Resumo

A escola é um lugar em que jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) enfrentam, sistematicamente, discriminação por parte dos colegas, professores, dirigentes e servidores escolares. Em contrapartida, a escola é um local privilegiado de implantação de políticas públicas que promovam a saúde de crianças, adolescentes e jovens. O presente artigo discute as percepções que jovens LGBT construíram acerca das situações de violência homofóbica vividas em seu período escolar e apresenta, por meio de relatos de história oral, uma pesquisa de iniciação científica realizada com jovens LGBT do município de Juiz de Fora, Minas Gerais. A coleta de dados contemplou ferramentas da história oral, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas. A análise foi desenvolvida pela metodologia de análise do discurso de orientação foucaultiana. Os resultados constatam que a homofobia, enquanto sistema de opressão e de hierarquias, atravessa as relações escolares de modo a naturalizar e invisibilizar as situações de violência vivenciadas.

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Publicado

07/05/2016

Como Citar

PERUCCHI, J., & CORRÊA, C. G. (2016). Uma análise psicossocial de experiências de violência homofóbica vividas por jovens LGBT no período escolar. Nova Perspectiva Sistêmica, 22(46), 81–99. Recuperado de https://revistanps.emnuvens.com.br/nps/article/view/115

Edição

Seção

Artigos